
Alê Veiga
Figurinista e Aderecista

eu
Sou alguém que gosta de trabalhos minuciosos, tenho apreço pelos detalhes e amo o lúdico. Trabalho como figurinista e aderecista freelancer propondo novas estéticas para artistas ou grupos que trabalham com cultura popular ressignificando antigas tradições para a cena contemporânea.
"Do início ao agora"
Iniciei como Estilista, desenvolvendo roupas e acessórios em jeans para marcas como Dimpus, Checklist, Compulsive e yep. Neste período aprimorei meus conhecimentos em modelagem , corte e costura.
Quando decidi trocar a Moda pelo Figurino, sentia que faltava algo no meu trabalho, foi quando conheci de perto as escolas de samba do Rio. Comecei como estagiaria na Viradouro onde fui contratada e posteriormente, fui para o salgueiro e portela, neste período trabalhei desenvolvendo figurinos para ala, carro, composição e alguns figurinos especiais para ensaios tecnicos.
Buscando me aprimorar e atuar no teatro e cinema fiz concurso para o Teatro Castro Alves, na Bahia , onde fui contratada como Aderecista . Nesta época além de ministrar oficinas de capacitação para jovens profissionais do ramo, eu criava e confeccionava figurinos e adereços para a cena artística Baiana atendendo a espetáculos teatrais, filmes, campanhas publicitárias e etc.
Nascia ali, na capital baiana, em paralelo com o trabalho no teatro meu primeiro ateliê de figurino.
Retornando ao Rio de Janeiro, em 2016, reabri meu ateliê de figurino e me reencontrei com o carnaval, dessa vez de rua, e me encantei com o universo dos brincantes! Comecei ali a juntar tudo que havia aprendido criando uma nova estética para artistas brincantes. Alguns trabalhos que ilustram bem este momento, são os figurinos criados para a artista pernalta Raquel Poti, a parceria com a Fábrica de Gigantes, que resultou no cortejo encenado, os Gigantes Sonhadores, as parcerias para campanhas da Farm., Roche, Sousa Cruz e outros.
Atualmente além dos trabalhos autorais em figurinos e adereços para artistas e grupos de RJ, Brasilia e São Paulo me dedico ao “Galpão de Figurinos” espaço onde confecciono figurinos e adereços de outros figurinistas.


